Cuide da sua saúde de um modo natural e saudável


Glossário

 

Medicina Tradicional Chinesa: Corresponde a uma série de práticas de Medicina Tradicional com origem na China, desenvolvidas ao longo e milhares de anos. A MTC assenta num pensamento analógico e concebe o Homem como alguém que faz da natureza e deve procurar seguir os seus ritmos. Esta concepção é aplicada tanto no tratamento das doenças como na manutenção da saúde através de diversos métodos como a acupunctura, a fitoterapia, o chi kung, etc.

 

Chi/Qi: É a palavra Chinesa é usada para descrever a "energia naturaldo universo". O conceito oriental de energia é bem diferente do ocidental, podendo ser algo material ou imaterial. De forma geral, este termo refere-se à energia vital que cada um possui e que circula nos meridianos de acupunctura.

Yin-Yang: São as duas polaridades opostas e complementares que fazem parte do chi e surgem do dao. O Yin relaciona-se com as noções de frio, sombrio, fechado, etc, enquanto o yang está ligado às noções de calor, claro, aberto, etc.  

Wu Xing (Cinco Movimentos/Elementos): Teoria de concepção do universo baseada num raciocínio analógico de intercepção do mesmo que surgiu cerca de 500 a.C.

Esta teoria é usada para descrever todos os fenómenos no universo e também o modo como eles interagem e se relacionam uns com os outros. Apesar de muita antiga, é ainda hoje importante, tanto no diagnóstico segundo a MTC, como noutras áreas distintas como o Feng Shui.

Wei Chi: É a Energia Defensiva que tem uma natureza guerreira, já que nos defende das eventuais Energias perversas (vento, frio, calor, etc) que podem agredir o corpo. É também responsável pela abertura dos poros, pela sensibilidade da pele e sua vitalidade, pelo restauro da Energia dos órgãos durante a noite, entre outras coisas.

Feng: Designação chinesa para "vento". Pode ser de origem externa ou interna. Quando assume características patológicas tende a ter uma conotação perigosa. 

Zang- Fu: Corresponde àquilo a que chamamos de órgãos. Os chineses. Os chineses dividem estes nos termos Zang-Fu que correspondem às traduções de órgãos e Vísceras. Nesta concepção tradicional cjinesa, os zang-Fu assumem uma concepção mais alargada do que aquela encarada pela visão ocidental. Assim, eles não correspondem apenas à uma estrutura física que se localiza numa parte determinada do corpo, mas são vistos, também como estruturas energéticas que envolvem um meridiano, certas partes do corpo, determinadas emoções, etc.

 

Fonte:   "Sabedoria Milenar  a sério e a brincar" - Lio Monk